Alto dos Bois


Fazenda "Alto dos Bois" – Trata-se de antiga fazenda dos "Portuguêses", onde foi criado mito antes da independência do Brasil, um "Posto Militar", que tinha por finalidade dar proteção aos viajantes, garimpeiros e fazendeiros portugueses que já exploravam suas terras e principalmente, dar cobertura aos encarregados da Colônia da receber o ouro dos mineradores, que exploravam as Minas do então "Arraial do São Pedro do Fanado", atual cidade de Minas Novas, bem como proteger a todos índios que habitavam a região e saqueavam as Fazendas, inclusive os botocudos, que eram canibais.

A aldeia é realmente muito antiga, muito anterior à criação do arraial de Capelinha. Muitos naturalistas estrangeiros, dentre eles Auguste De Saint-Hilaire que passou pelo Alto do Bois em 1.817, percorreram a região e deixando as suas impressões registradas em livros.

 

De acordo com dados de pesquisadores, o Alto dos Bois contava em 1787 com cerca de três portugueses fazendeiros. Em 1794, chega ao Alto dos Bois um grupo de índios Macunis Malalis que fugiam à perseguição dos Botocudos da Mata de Peçanha. Para se ter idéia de importância deste aldeamento, Dom João VI, logo que chegou ao Brasil com a família imperial e, atendendo aos apelos dos moradores da região, transferiu para o Alto dos Bois um destacamento dos “Dragões”, a 3.ª Companhia dos Dragões, com cerca de 30 soldados e que lá ficaram por décadas.

Alto dos Bois fez parte do município de Capelinha até 1995, quando passou a integrar o recém-criado município de Angelândia.  

Em 1.997, iniciou-se os trabalhos para a criação do Parque Ecológico e Cultural do Alto do Bois, que já está aprovado no âmbito municipal, estadual e federal. 

hoje encontra-se em fase de tombamento pelo IPHAN e IEPHA, com início precisto para restauração assim que aprovado pelo tombamento.


Outros Atrativos Turísticos

Povoado de Santo Antônio dos Moreiras

Comunidade com fortes indícios de remanescentes de Quilombo com mais de 140 anos da família de Plumário, Roberto e Antônio Moreira.

Córrego Fanadinho

Gruta de Guinasses, recanto natural de rara beleza

Córrego do Capão

Grupos de folclore e de tradições trazidos dos escravos, na época das entradas e bandeiras.

Fazenda Primavera

A 1º fazenda da região a produzir o café Gourmet, prêmio em concursos, e reconhecimento pela produtividade de auto padrão de qualidade. Sendo fazenda modelo no município com grande potencial para o agro-turismo ou turismo rural.

Pin It

Comments Closed